Projeto Obra Sustentável Sigla

Se há algum tempo a questão sócio ambiental nas empresas era vista com pouca seriedade e estranheza, hoje é avaliada como postura de maturidade perante o mercado e sociedade. Atento as questões de mudanças climáticas, os impactos ambientais e principalmente sociais ligados a atividade da construção civil decidimos ser parte ativa e responsável entre o segmento construtivo com o programa Obra Sustentável Sigla.
ACREDITAMOS QUE MESMO UMA PEQUENA AÇÃO PODE ENVOLVER MUITAS PESSOAS E CONSTRUIR UMA CONSCIENCIA COLETIVA SOBRE O ASSUNTO.

Segundo dados do Conselho Internacional da Construção (CIB), estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção. São gerados 80 milhões de toneladas/ano de resíduos pela construção civil.

A cinco anos foi dado o início a primeira fase do programa de sustentabilidade: Obra Sustentável, que abrange desde: compra responsável, práticas nos canteiros de obras, reciclagem e a compensação de CO2. O Programa de Obra Responsável Sigla pretende racionalizar o uso de água e energia, controlar a emissão de carbono, destinar corretamente e reutilizar resíduos, além de disseminar os conceitos de responsabiliza de social e educação ambiental junto aos funcionários, clientes e a sociedade.

Aspectos básicos para implantação do programa Obra Sustentável

Segundo nosso compromisso o empreendimento deve cumprir no mínimo cinco aspectos que definem a fase inicial do projeto:

a. Destinação responsável do entulho
b. Uso adequado da água
c. Compra responsável
d. Cultura do uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual)
e. Compensação do CO2 emitido durante a obra
f. Pulverização da cultura

Em seguida uma lista de outras ações para o canteiro de obras (eletivas) será destacada para implantação conforme as características de cada obra.

Compromissos

Nos comprometemos a pesquisar e disseminar, continuamente, formas de reduzir nossas emissões de gases de efeito estufa substituindo materiais, desenhando processos cada vez eficientes, divulgando a cultura da responsabilidade social e ambiental. Como descrevemos abaixo:

1) Destinação responsável do entulho

Hoje a Sigla já tem implantado um sistema de coleta seletiva e destinação responsável dos detritos gerados durante o processo construtivo. Empresas especializadas em transporte e transbordo, triagem e destinação de resíduos da construção civil, são responsáveis por certificar por meio de do DDR (Documento de destinação de resíduos) e DTR (Documento de transporte de resíduos), reconhecidos pela CETESB, que o entulho seja reciclado. Esta ação já reduz em 80% a destinação de entulho gerado nas obras para aterros e possibilita a reciclagem consciente.

2) Compra responsável

A Sigla tem o comprometimento em exercer a sua responsabilidade e influência para dar preferência a compra de materiais de fornecedores e prestadores de serviço que utilizem processos de fabricação mais limpos, produtos de procedências licenciadas isentas de determinadas características danosas ao meio ambiente. Veja algumas iniciativas de compra:

- Preferência por tintas com baixo índice de VOC
- Tapume de metal reciclável
- Proteção reciclável para piso

3) Cultura do uso de EPI / Responsabilidade social

Programa de conscientização por meio de treinamento, orientação e informação dos trabalhadores da Construção Civil, elaborado por meio de uma linguagem de fácil compreensão, visando a adoção de práticas seguras dentro dos canteiros de obra.

Os objetivos do programa são despertar a importância para os colaboradores do canteiro de obras do uso dos EPIs para sua qualidade de vida:

I. Desenvolvimento de material didático de fácil entendimento e compreensão dos operários da Construção Civil;
II. Realização de treinamento de trabalhadores da Construção Civil aplicando a norma regulamentadora nº 18 e 35 (NR-18/35);
III. Estímulo a conscientização necessária aos trabalhadores, a fim de que os mesmos se protejam adequadamente na realização do seu ofício, e também saibam organizar o ambiente de trabalho;
IV. Propagação da cultura do projeto Obra Sustentável

4) Compensação de CO2

A Sigla, promove o plantio de árvores nativas voltadas ao restauro florestal e à conservação do meio ambiente, atrelados ao Programa Plante Árvore com o objetivo de compensar emissões de Gases do Efeito Estufa – GEE das obras da Sigla.

A ação é realizada de forma voluntária e está fundamentada dentro do conceito social, ambiental e econômico; tem como objetivo contribuir com toda a sociedade no que se refere ao apoio a projetos socioambientais, a partir do plantio de mudas de árvores nativas.

A cada obra, destinamos uma verba inicial para plantio de mudas, em parceria com o Instituto Brasileiro de Florestas. O plantio de 36 mil metros quadrados está planejado inicialmente para o interior do Paraná. São cerca de 180 espécies diferentes que serão definidas de acordo com mapeamento realizado nas diversas áreas a serem reflorestadas.

A sustentabilidade na construção é uma visão de futuro

Vantagens de uma obra sustentável para o cliente

• Aumenta o valor real da obra, isso vai além do custo de construção por demonstrar respeito ambiental;
• Faz com que o projeto do arquiteto seja bem visto aos olhos do cliente;
• Atrai novos consumidores, atenção da mídia, gerar simpatia graças a iniciativa de proteção ambiental;
• Reconhecimento de clientes e consumidores diretos, devido ao respeito ambiental claramente evidenciado;
• Faz com que todos se sentam mais satisfeitos por estarem associados a uma empresa ou construção ecologicamente responsável, podendo esta satisfação representar ganhos em investimentos e produtividade;
• Aquisição do SELO VERDE e de Compensação de CO2 que o credencia o processo construtivo como Ecologicamente correto;
• Promove a sustentabilidade ambiental;
• Colabora com a conscientização e a educação ambiental;
• Possibilitar cliente maior credibilidade junto às instituições financeiras.

A preocupação da Sigla reflete os objetivos sustentáveis da empresa “Construir, plantar, colher e transformar”. O setor de construção civil é um dos que mais tem a contribuir para a sustentabilidade, a partir disso, a Sigla se compromete a adotar conceitos importantes para o futuro do planeta em suas obras.

“ Se você tem metas para um ano. Plante arroz; Se você tem metas para 10 anos. “Plante uma arvore; Se você tem metas para 100 anos então eduque uma criança; Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente.” – Confûcio

Saiba mais como podemos agregar o importante valor da Sustentabilidade em sua obra!